sábado, 4 de junho de 2011

Restaurantes em Pelotas

Hoje vou mostrar um pouquinho dos lugares que mais gosto de jantar em Pelotas. Aqueles leitores que não conhecem ou aqueles que querem surpreender a namorada com um jantar super romântico, aproveitem as dicas!


*  Amor Amora Cozinha Artesanal   

Simplesmente perfeito. A pessoa é muito bem recebida, o ambiente é maravilhoso e a decoração também. O Jeff Almeida busca remeter sentimentos sensoriais nos clientes, o local conta com três ambientes customizados e com cardápios próprios. Aí vai um exemplo dos que já apreciei e que é divíno!

TRIO AMOROSO:

ENTRADA
Salada de grãos aninhada em folhas verdes.

OPÇÃO COM CARNE
Filé mignon ao molho roquefort, arroz com sementes de coentro, batatas douradas entrepostas por filetes de pimentões vermelhos.

OPÇÃO VEGETARIANA
Tagliatelles de abobrinhas e cenouras ao molho manteiga de sálvia com brócolis, alcaparras e queijo parmesão, perfumados por limão siciliano.

SOBREMESA
Chocolate aerado com calda de mirtilos.

O legal é que o restaurante faz os pratos especiais, por isso sempre deve-se fazer a reserva, e se no caso a pessoa for vegetariana também pode se deliciar com as maravilhas propostas no restaurante. Amor Amora fica na Dom Pedro II, 458. Para quem gosta de curtir momentos agradáveis em um lugar muito bom aí vai a dica. Os pratos são bem servidos e os valores são  condizentes com a qualidade da comida.

Buffet de balança ao 1/2 dia de segunda a sábado pós 11:30h. menu sugerido de quarta a sábado pós 19:30h. Faça sua reserva pelo 3027 5490 ou 9123 4575



*Gaudí Parrilla e Frutos do Mar

Como já diz o nome o restaurante Gaudí é uma homenagem ao arquiteto espanhol Antoni Gaudí responsável por obras da art noveau catalã. O restaurante é de um bom gosto admirável, o atendimento é muito bom. Com vários ambientes, alguns ao ar livre, o cliente é agraciado com mantinhas especiais para se aquecer.

No cardápio encontramos diversas opções eu já tive o prazer de apreciar o filé ao molho brie, acompanhado de batatas portuguesas e com batas na brasa com molho de nata. Para acompanhar, vinho.

É um local bonito agradável e sofisticado. O restaurante fica na Av. Dom Joaquim 453. Telefone: 53 3273-5952







quinta-feira, 2 de junho de 2011

3º Seminário de Ciberjornalismo



O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, (CIBERJOR-UFMS) prepara a realização do 3º Seminário de Ciberjornalismo. O evento acontece entre os dias 16 e 18/08 e terá como tema central "O uso das redes sociais pelo jornalismo". Segundo os coordenadores do evento, neste ano o Seminário terá um dia a mais e vai discutir, além das redes sociais como ferramenta para o jornalista, jornalismo produzido em plataformas móveis, como os smartphones e tablets.
 
O 3º Seminário de Ciberjornalismo será realizado na UFMS, no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS); terá Oficinas, Grupos de Trabalho, onde serão apresentados resultados de pesquisa em ciberjornalismo e ainda palestras com renomados profissionais e pesquisadores de ciberjornalismo no Brasil. Está previsto também uma video-conferência com o jornalista espanhol, especialista em internet, Mário Tascon. 
                                          
Local: Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Realização: CIBERJOR-UFMS  
 

terça-feira, 24 de maio de 2011

Governo gaúcho inaugura Gabinete Digital

Tarso Genro lança Gabinete Digital para ampliar diálogo entre população e governo


O governador Tarso Genro lançou oficialmente o Gabinete Digital, um site que concentra as novas ferramentas de diálogo entre o Governo do Estado e a população gaúcha, na tarde desta terça-feira, 24 de maio, no Salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento.



"O cidadão só não atuará nas decisões do Governo se realmente não quiser", afirmou o coordenador do Gabinete Digital, Vinicius Wu, ao explicar o funcionamento das opções de participação que o cidadão terá ao acessar o site www.gabinetedigital.rs.gov.br Avaliando as possibilidades de interatividade que as novas tecnologias vêm proporcionando, o governador Tarso Genro considerou o Gabinete Digital "um projeto de radicalização democrática", por utilizar essas tecnologias a favor da população, que poderá participar efetivamente na formulação de políticas públicas
 
Em outras paravras o que é o Gabinete Digital?

Baseado em experiências de interatividade da chanceler alemã Angela Merkel, com inspiração também nas iniciativas do presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, do governador do Sergipe, Marcelo Déda, e do governador do Ceará, Cid Gomes, o Gabinete Digital apresenta aos cidadãos três formas de opinar, propor e criticar: O Governador Responde, em que a população formula questionamentos e, uma vez por mês, a pergunta mais votada é respondida diretamente pelo governador Tarso Genro; a Agenda Colaborativa, que é o envio de sugestões para as agendas de Interiorização do Governo; e O Governo Escuta, espaço para participação popular, em tempo real, em debates sobre temas de grande interesse da sociedade.




Fonte:http://www.gabinetedigital.rs.gov.br

contato@gabinetedigital.com.br








terça-feira, 26 de abril de 2011

Cyberbullying

A internet é utilizada para a pratica de agressões e causa transtornos ainda maior que o bullying tradicional.

A apropriação da web e das redes sociais nada mais é do que a exploração de um meio da rede de forma que ele sirva para dar sentido as minhas necessidades. O grande problema é o desviante que faz mau uso dessas ferramentas de forma que ela seja usada para causar algum tipo de agressão a outro indivíduo.

O bullying praticado por crianças e jovens é bastante comum nas escolas. Implicâncias, ofensas e agressões verbais e físicas são fatores preocupantes de pais e educadores. Mas o problema ficou ainda mais grave quando analisamos que o ciberbullying é ainda maior perante a todas as outras agressões tradicionais.

O jovem está utilizando as ferramentas da internet para discriminar, e corromper com a imagem do outro. A internet proporciona formas de esconder a identidade, assim o agressor é camuflado e o agredido se torna impotente perante a situação.  Suelen P. 12 anos, contou que seus coleguinhas de aula criaram uma comunidade na rede social orkut, fazendo comparações entre ela e outras mulheres obesas.


Com esse tipo de exemplo podemos observar a gravidade do problema que é o cyberbullying e como as agressões podem se tornar repetitivas, pois o ciberespaço é um local de acumulo de informações infinito.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Michael Kors além das passarelas


O renomado estilista e designer de acessórios aderiu ao e-commerce e as redes sociais para alegria de seus fãs.

Ao lado de nomes como Ralph Lauren, Calvin Klein e Donna Karan, Michael ajudou a escrever a história da moda nos Estados Unidos. Lançou a linha de acessórios MICHAEL Michael Kors, abriu um escritório internacional na Suíça, criou um e-commerce, estabeleceu seu showroom europeu em Milão, expandiu a marca para o Japão e inaugurou lojas em diversos países ao redor do globo.

Tamanha revolução não passou despercebida por quem entende do assunto. De lá para cá, o poderoso CFDA (Council of Fashion Designers of America) já o indicou cinco vezes aos prêmios de melhor designer e melhor designer de acessórios e, em 2010, o homenageou com o Lifetime Achievement Award, uma honra reservada para poucos e bons - aos 50 anos, Michael Kors foi o designer mais jovem a recebê-lo.

A loja online não atende encomendas para o Brasil, mas através do chat online é possível fazer o pedido direto à atendente, que o remete para cá. É só entrar na página e clicar em online chat. Agora as brasileiras também podem aproveitar as promoções e novidades que o site disponibiliza. As internautas ficam sabendo as exclusividades com antecedência, podendo efetuar sua compra através do chat com a praticidade nunca vista antes.




As fãs do estilista também podem ficar por dentro de tudo que está acontecendo no mundo da moda na visão de Michael Kors pelo Twitter e Facebook.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Cinema

Lançamentos no Brasil
  
Os Agentes do Destino - The Adjustment Bureau

Estréia no dia 15 de Abril o romance Os Agentes do Destino. David é um carismático político prestes a ganhar o seu lugar no Senado Americano. Conhece então, Elise Sellas (Emily Blunt), uma linda dançarina de ballet, que acredita ser a mulher dos seus sonhos, mas percebe que circunstâncias misteriosas e esforços ocultos começam a atrapalham o romance. 


Censura: 16 anos
Gênero: Romance
 

Pânico 4 -  Scream 4
 
O assassino máscarado está de volta. Estreia  no dia 15 de abril, o filme Pânico 4 dará sequência a saga da mocinha Sidney Prescott (Neve Campbell). Sideney estará de volta a sua cidade natal, Woodsboro, onde sobreviveu a uma serie de assassinatos. Lá ela reencontra o xerife Dewey (David Arquette) e a jornalista Gale (Courtney Cox), que estão casados, e a prima Jill (Emma Roberts). Porém novos assasinatos começam a acontecer e o Ghostface, assassino da máscara volta a criar pânico na cidade.

Lançamento mundial:

Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 - Harry Potter and the Deathly Hallows: Part II 
  
Estréia no dia 15 de Julho a segunda parte do último filme de Harry Potter (Daniel Radcliffe), Dirigido por Davida Yates. A batalha entre o bem e o mal no mundo da magia se torna uma guerra entre centenas de bruxos. Os riscos nunca estiveram tão altos e nenhum lugar é seguro o suficiente. Assim, Harry Potter precisa se apresentar para fazer o seu último sacrifício, enquanto o confronto final com Lorde Voldemort se aproxima. 

Trailer

Censura:12 anos
Gênero: Aventura

Entrevista feita com a coordenadora de Educação à Distância da Universidade Católica de Pelotas, Taísa Bastos.

Faz parte da estrutura curricular da universidade as atividades complementares que podem ser à distância (ACG), através da plataforma Moodle. Como é a aceitação dos alunos ao fazerem as atividades perante a essa metodologia?

Taísa – Os alunos em sua grande maioria conseguem trabalhar bem com essa plataforma, oferecemos um curso de capacitação para que o aluno consiga realizar as atividades sem muitas dificuldades, mesmo assim o aluno também pode ser ajudado por um monitor responsável por sua ACG.

Os alunos procuram muito auxílio presencial ou esse é um fator ocasional ou necessitam de ajuda por terem dificuldades com a ferramenta trabalhada, Moodle?

Taísa - Muitos alunos procuram os monitores, nem todos possuem acesso a internet, ou tem dificuldade em utilizar um computador, a educação à distância não é 100% online para alguns, pois muitos ainda tem dificuldades.

As novas tecnologias estão a disposição, o aluno que não se apropria de alguma ferramenta da internet para fins acadêmicos de certa forma está ¨ alienado ¨ . Ainda existem pessoas com dificuldade em acessar um computador?

Taísa – Sim. É incrível, mas muitos ainda não conseguem digitar. Geralmente os mais velhos, mas mesmo assim é uma questão preocupante para as ACGS.


sexta-feira, 8 de abril de 2011

UCPel com um novo portal

O novo portal fortalece a imagem digital da instituição e estreita relação com os alunos integrando as redes sociais.

A Universidade Católica de Católica de Pelotas (UCPel) ganhou um novo portal na segunda-feira, 4 de Abril. O portal é prático e moderno, o aluno encontra muitas informações inclusive o acesso as redes sociais, como Twitter, Facebook, Orkut e Youtube, elaborando uma rede de sociabilidade entre os públicos.


O novo portal é a prova da evolução digital na UCPel. Além de ser uma forma de comunicação mais elaborada, melhorando o relacionamento da universidade com os alunos e fortalecendo a imagem digital da universidade. O novo design foi elaborado a partir de um grande estudo da web e das redes sociais.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Facilidade em financiamentos da HFM e Fhuro Souto

Ao assinar o contrato de Correspondente Imobiliário o setor de financiamento foi centralizado

A HFM Soluções Imobiliárias, parceira da Imobiliária Fhuro Souto, assinou no dia 25 de março o contrato que lhe garante o título de ¨Correspondente Imobiliário¨do Banco do Brasil. O que facilita e agiliza os financiamentos de imóveis da empresa e clientes, centralizando todos os procedimentos da negociação junto ao banco.
Estavam presentes o Superintendente do Banco Carlos Alberto Rhoden, o Presidente do Grupo Capa Carlos Alberto Schettert e os Diretores da HFM Soluções Imobiliárias, Henrique Fhuro Souto e Rovani Mello. Esta parceria proporciona uma nova alternativa para os clientes.

HFM é Correspondente Imobiliaria do Banco do Brasil

Parceira da Fhuro Souto é a única empresa gaúcha a fazer parte do projeto

No dia 25 de março, a HFM Soluções Imobiliárias, parceria comercial da Fhuro Souto, assinou com exclusividade e pioneirismo no estado o contrato que lhe garante o título de  ¨Correspondente Imobiliário¨do Banco do Brasil. Na assinatura do acordo estiveram presentes o Superintendente do Banco do Brasil Carlos Alberto Rhoden, o Presidente do Grupo Capa Carlos Alberto Schettert e os Diretores da HFM Soluções Imobiliárias Henrique Fhuro Souto e Rovani Mello.
A correspondência imobiliária proporciona agilidade e facilidades nos financiamentos de imóveis, tanto para o cliente, como para a empresa, que centraliza todos os procedimentos da negociação junto ao banco. Esta parceria não só proporciona uma nova alternativa para os clientes como comprova a busca constante das duas empresas por diferenciais.

A nova face do comércio

O crescimento do e-commerce atrai consumidores e proporciona facilidade e economia.                             
O comércio está evoluindo de acordo com as mudanças de hábitos da sociedade. Com excesso de trabalho e compromissos os empreendedores estão vendo a grande necessidade de aderir ao chamado e- commerce. A maior parte da população que compra pela internet está habituada a esse método, essa ferramenta tem proporcionado praticidade e comodidade. A perda de tempo em lojas cheias, o mau atendimento e o fato de não encontrar o produto desejado, são características desfavoráveis ao comércio físico.

Em 2010 o e-commerce cresceu 40% e pode crescer até 80% em 2011 segundo a e-bit  A facilidade por comprar pela internet atrai o consumidor que mora em uma cidade grande que em um ¨clic¨ pode fazer a compra no super mercado sem precisar atravessar a cidade, ou aquele que não encontra o produto nas prateleiras das lojas e na internet, lá está ele e com um preço muito bom.

Alem das facilidades, está na lei do consumidor que as compras online podem ser trocadas após 7 dias do recebimento e o consumidor caso não se agrade do produto tem seu dinheiro de volta. Diferente das lojas físicas que trocam o produto em caso de defeito e não devolvem o dinheiro. O comércio local está sendo afetado sim, mas os grandes empreendedores procuram criar estratégias para atrair os clientes.

Uma nova forma de viver

A Farmácia Panvel trabalha diretamente com o serviço online que atende consumidores de todo o Brasil  interessados, sobretudo, nos produtos da marca Panvel. No Twitter, a farmácia lançou o perfil @panvelmakeup, falando sobre beleza e novidades em produtos. A comodidade de comprar produtos sem sair de casa facilitou a vida de muitas pessoas e até mesmo de idosos que se apropriaram da web. ¨Uso e-mail, msn e faço compras online, a farmácia no meu computador facilita muito, pois não preciso sair de casa já que tenho 85 anos e meus filhos se preocupam com minhas saídas¨, disse Valdite, cliente Panvel.

A estudante de economia da Universidade Católica de Pelotas Camila V. é um exemplo de como os jovens também se apropriam das ferramentas da web e acreditam que o e-commerce será ainda muito mais forte do que demonstra ser.

Camila V. -  Estas acostumada a comprar online? Quais as vantagens que tu vê ao comprar os produtos da Farmácia Panvel pela internet? 
Sim, estou acostumada a compra livros, principalmente. Compro muito no Submarino.com e Amazon.com, por exemplo. Já comprei eletrônicos e muitas outras coisas online! Pensando em compras na farmácia, é muito difícil eu ir a alguma loja física da Panvel, sempre peço pelo Panvel.com - chega em, no máximo, 2 horas e custa só R$3,00 a entrega para qualquer lugar da cidade. Os preços das lojas físicas e da loja online são diferentes, normalmente o desconto dos produtos pelo site paga a entrega e ainda é mais vantajoso.

Alguma vez tu teve problema com a compra online?
Camila V -Sim, já recebi o troco errado da Panvel e em seguida liguei para a loja física. Em meia hora eles estavam aqui em casa para me entregar o troco certo.

Tu acredita que o comércio físico está correndo grande risco de sofrer consequencias por causa do e-commerce. Qual tua visão sobre isso?
Camila V -Acredito que o e-commerce está cada vez mais forte, principalmente porque os preços sempre são menores do que nas lojas físicas. Se você quer um eletrônico, por exemplo, você procura na loja física e acaba sempre comprando online por ser mais barato. Os preços menores não são o único atrativo, a comodidade e facilidade de comprar online está fazendo com que as pessoas troquem a ida até a loja (ou farmácia, no caso) pelo click! Isto é só o começo, o e-commerce ainda vai ser muito mais utilizado do que é hoje.

e-commerce transtono a alguns empresários?

O e-commerce pode ser considerado o grande vilão que ameaça o comércio físico, onde existe a troca presencial e contato direto com o cliente. Com o fácil acesso a web e a comodidade por se tratar de uma veículo barato, ágil e avançado, comprar pela internet poupa tempo, pois você não enfrenta filas, economiza gasolina, polui menos, você consegue pesquisar melhores preços e marcas e não se incomoda com o atendimento.


Por outro lado o empresário que não adota esse método perde alguns clientes e tenta fidelizar ao máximo os que permanecem. Gostando ou não o e-commerce futuramente será aplicado a praticamente todas as empresas que querem crescer e se manter no mercado. Conversei com o empresário Thiago J. um dos proprietários de uma loja do ramo de ferramentas e máquinas em Pelotas e Rio Grande.


Tua loja não trabalha com e-commerce, vocês ainda não se apropriaram dessa ferramenta, por qual motivo se tu sabe das grandes facilidades que proporciona ao cliente, principalmente na tua loja que está sempre cheia.
Thiago J.- Realmente não trabalhamos ainda com o e-commerce, no meu caso como vendo ferramentas e máquinas vejo mais vantagem para os meus clientes que ficam esperando atendimento na minha loja física ou que possuem dificuldade de locomoção. A lei do consumidor online diz que o cliente pode devolver o produto após 7 dias de entrega, fica muito ruim para mim, um exemplo, vendo uma chave de fenda (não estraga fácil) online, o cliente de má índole usa o produto me devolve em ótimo estado 7 dias depois dizendo que não serviu para o que ele precisava e eu tenho que devolver o dinheiro.


Tu considera o e-commerce uma ameaça para tua empresa e acredita que mesmo com as consequencias vocês terão que aderir a esse método?
Não acredito que seja bem uma ameaça, pois o cliente também precisa de um amparo maior quando compra uma máquina, por exemplo, ele precisa de certas explicações que só presencialmente conseguirá com maior compreensão e também futuramente podemos aderir ao sistema, mas acredito que no meu ramo os cliente ainda preferem ir até a loja e efetuar a compra presencial.

terça-feira, 22 de março de 2011

Trotes provocam atos de violência e humilhação em meio academico

As universidades incentivam ao trote solidário, mas os alunos ainda preferem aderir ao método grosseiro de recepção aos novos integrantes.

As ruas de Pelotas, cidade universitária da região sul, ganham nessa época novos personagens, os ¨bixos¨, novos alunos que integram o núcleo das universidades da cidade. Pintados, sujos, com placas penduradas nas roupas e com um cheiro nada agradável, depois de passarem por uma generosa recepção dos ¨veteranos¨ os ¨bixos¨são encaminhados as ruas para pedirem um valor em dinheiro determinado pelos universitários.


Preocupados com as humilhações, violência e sujeira causado pelo ato do trote, as universidades Federal de Pelotas (UFPel), e Católica de Pelotas ( UCPel), não apoiam esse tipo de recepção e instruem seus estudantes a aderirem aos trotes solidários, educativos e de cunho social.

Segundo a entrevista feita pelo Jornal Diário Popular, a pró reitora de graduação da UFPel, Eliana Póvoas, há seis anos a instituição emite uma portaria proibindo trote dentro da universidade que venha a causar qualquer tipo de dano físico ou psicológico aos estudantes. ¨Dentro dessa perspectiva , não permitimos nenhum tipo de abuso¨, destacou.

Para a reitoria da UCPel, Alencar Proença, disse que há o incentivo para que o trote não ocorra, embora não haja estrutura ou organização nesse sentido.

Depois de muito estudo e transtornos que ocorrem na fase de escolha do curso superior, a estudante de Publicidade e Propaganda da UCPel, Jéssica Oliveira, 19, teve o rosto queimado após ser suja por uma tinta apropriada para  tecidos. O tratamento para tentar retirar as manchas do rosto custará em média R$ 500,00.

¨Não esperava esse tipo de recepção¨, disse Jéssica, que pretende fazer registro de ocorrência na delegacia e se as marcas de queimadura no rosto não desaparecerem, ela deverá entrar com um processo contra a universidade. Até quando esse tipo de recepção irá acontecer? Aonde está a ética e o senso crítico das pessoas? Essas são as perguntas que não querem calar perante ao abuso sem controle dos universitários em determinadas situações.


Saiba mais:


Os trotes universitários e a Hierarquia social
Trotes universitários

quinta-feira, 10 de março de 2011

O Racha no Ministério da Cultura

Após a saída de Marcos Alves de Souza, servidores ameaçam a demitir-se em protesto, da Direção de Direitos Intelectuais. Na internet foram postadas diversas formas de manifestações pela exoneração do diretor Marcos Alves de Souza. O motivo principal do racha entre os integrantes foi a decisão da ministra da cultura, cantora e atriz, Ana de Hollanda, revendo a lei que regula os direitos autorais no Brasil. 



A Diretoria de Direitos Intelectuais (DDI) é vinculada à Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura. É responsável pela formulação e gestão da política brasileira sobre bens intelectuais no que diz respeito a direitos autorais e conexos.
A discussão da reforma já é apontada há três anos e relatados em  80 encontros nacionais, 7 seminários e pesquisas nas legislações de 20 países. Depois disso, o anteprojeto ainda ficou em consulta pública pela internet, que durou 79 dias e recebeu 8.431 sugestões.

As mudanças acarretariam uma flexibilidade maiores nos direitos autorais, ou seja, o principal sinal de que vai abandonar a reforma da Lei de Direito Autoral, um dos principais pontos defendidos pela política cultural do governo Lula. Dividindo grande parte dos músicos brasileiros. Entre opiniões diversas uns defendem o avanço se houvesse de fato a mudança, dando como exemplo o ex- ministro da cultura Gilberto Gil, que em seu governo disponibilizou um fórum para debater os direitos autorais. 

¨ Eu não acho que a ministra esteja má intencionada, mas acho que existe uma precipitação de se tomar a posição de um lado sem consultar a própria classe. Parece-me que ela está sendo usada por pessoas próximas e que têm interesses em impedir que se mude a legislação autoral¨¨, afirma o músico, Ivan Lins. 


¨É prerrogativa do dirigente escolher as pessoas para o cargo de confiança, é normal a mudança ¨,  diz Souza. ¨ Mas eu tenho muita convicção a respeito do trabalho que foi executado pela DDI. Direito autoral não é fácil. Não é fácil agradar todo mundo. Mas foi um trabalho sério, honesto. O meu maior lamento é sair sem dar um retorno para a sociedade do que fizemos. Agora, espero poder ajudar o governo em outra área¨.

Com a demissão de Marcos, seu lugar, foi nomeada a advogada carioca Marcia Regina Vicente Barbosa, de 56 anos, que integrou o Conselho Nacional de Direito Autoral (CNDA) entre 1982 a 1990. Advogada da União, Marcia foi integrante da Consultoria Jurídica do Ministério da Cultura, de 2006 a 2010, e integra a Consultoria Geral da União desde maio de 2010.

Saiba mais:

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

As revoluções no Oriente Médio e as Redes Sociais

Desde que as redes sociais, especialmente o Google, Facebook, Twitter e Youtube foram apropriados, conseguimos observar o poder e a capacidade de todo e qualquer movimento com base nas tecnologias. Acontecimentos são coordenados e sustentados através do sistema de troca de informações. O ciberespaço é o lugar onde as ações políticas podem ser iniciadas de grupos sociais para influenciar a sociedade, os grupos se articulam facilmente com menos controle.

O ditador da Tunísia foi derrubado em menos de um mês após estar no poder por 23 anos. O Twitter e o Facebook permitiram que os manifestantes organizassem a oposição, buscassem novos membros e finalmente tomassem as ruas para declarar o poder sobre as forças militares. Basta um computador e uma conexão de internet, o preço para que a massa de oposição se comunique instantaneamente como nunca aconteceu na história do mundo.

A vida na era digital mostra que nada pode ser escondido por muito tempo, a crise pode ocorrer em qualquer país de regime autocrático no planeta. Os autocratas perceberam que é difícil controlar protestos inorgânicos, não organizados. A capacidade que o mundo virtual possui de organizar uma manifestação de uma hora para outra em decorrência a comprometimentos, crenças e de pessoas similares numa comunicação estreita alterou a natureza política e das revoluções, derrubando a ditadura no Oriente Médio.

Um ditador que controlou uma sociedade por 23 anos, e recebendo 89% dos votos em uma eleição ¨declara¨ que o regime é corrupto. Em uma sociedade onde existe democracia, nada se mantém por esse longo tempo com 89% de apoio. A revolta no Egito é resultado direto do sucesso da revolta na Tunísia. As redes sociais estão novamente no centro da revolta.




O serviço de internet foi cortado, essa foi a medida extrema da ditadura. Logo a ferramenta que é fundamental para a revolta popular e para a economia do país. O Google e Twitter se uniram contra o apagão de Mubarak e viabilizaram um sistema de conexão com a internet para publicar mensagens no Twitter.


Com a economia dependente da internet e telefonia fixa, o governo cria grandes problemas ao intervir em serviços de comunicação. O governo que tenta fazer isso por longo tempo terá sua receita tributária despencando e mais pessoas revoltadas oportunizando maior número de problemas.

As novas tecnologias permitiram que uma nova geração de árabes mobilizasse as massas para derrubar a tirania. As redes sociais conseguem movimentar pessoas com tanta agilidade que tornaram incapaz uma reação rápida para obstruir o movimento.

Com base nos acontecimentos podemos formar uma ideia do que poderá vir na próxima geração. Os governos estão ameaçados pelo movimentos criados pelas redes sociais e sua divulgação, sem poder de censura.